quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Alopatia no tratamento do alcoolismo

Lembra da época em que o Zé dividia uma república com o Armando, estudante de medicina? Um dia uma namoradinha do Zé perguntou para o Armando se ainda existia aquele medicamento Tiralcool enquanto olhava torto para o Zé entornando uns gorós excessivos no boteco.

Como o MCP também é cultura, o nome do medicamento mais comum hoje para tratar alcoolismo é Sarcoton. A bula diz: “Indicado como auxiliar no tratamento do alcoolismo crônico. Ele não é a cura para o alcoolismo; simplesmente fornece ao indivíduo um apoio ao seu desejo sincero de parar de beber. (...) A ingestão de álcool por indivíduos previamente tratados com Sarcoton (Dissulfiram), dá origem à sinais e sintomas acentuados, conhecidos como reação dissulfiram-álcool, caracterizados por: sensação de rosto quente, vermelhidão no rosto, dor de cabeça intensa, dificuldade de respirar, náusea, vômitos, suor, sede, fraqueza, vertigem, visão turva. O rubor facial é substituído por palidez, seguida de queda da pressão arterial.”

(continua)

2 comentários:

M.M. disse...

O amigo que me indicou meu homeopata disse que não o larga, apesar de não saber se acredita muito, porque ele pode beber até com o floral que ajuda a ter a "virtude da temperança" na bebida.

Esse binômio "interação-reação" medicamentosa é um perigo até entre os próprios, né? Nessa época já existia a pílula azul milagrosa?

Eu me assusto ao ler as bulas de alguns remédios, vocês não?
Imagino um hipocondríaco as lendo e correndo o risco de "morte por bula".

Anônimo disse...

sabe o que seu continho novo me lembrou?
daquela coisa que colocam na piscina para evitar que as pessoas façam xixi porque, se fizerem, haverá uma reação e a água em volta do mijão/mijona ficará com um colorido forte e diferente.
o remédio para parar de beber, pra mim, funcionou como um alarme. sirene pega bêbado. se o cara bebe, escondido ou não, tem resultado. tipo treinar macaquinhos com choque, sabe? de tanto sentir mal, já nem tentam mais. ou passar pimenta nos dedos de gente que rói unha.