segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A morte do blogueiro

Alguém que conhecesse o blog — ou olhasse com um pouco mais de atenção — perceberia naquele último post uma mensagem sombria. Era um blogueiro de relativo sucesso, bastante visitado pela peculiaridade e energia dos escritos, que despertavam nos leitores a iniciativa de comentar. O interessante é que se tratava de um incógnito, não mostrava o rosto e mal se percebia de onde escrevia. Ele (ou ela) instilava o talento escondido por um pseudônimo.

Tudo começou com uma silenciosa liberação da moderação de comentários. Parecia parte de um plano. Depois de mais de dois anos publicando diariamente, o blog foi abandonado. O blogueiro simplesmente parou de escrever e de responder comentários. Restou todo conteúdo, que podia ser classificado como genial e atemporal, coroado pela tal mensagem premonitória. E como era um fantasma virtual, não havia jeito de obter notícias concretas sobre ele.

Depois de uma semana começou um verdadeiro movimento nas páginas de comentários. Uma peregrinação de blogueiros com a mesma indagação: Será que havia morrido? suicídio? acidente? — os posts transpareciam a mania pelas duas rodas, velocidade, bebida e adrenalina. Assassinato? — por um marido traído (de novo a adrenalina) ou algum leitor-perseguidor (como tantos que ameaçavam nos comentários)? Ou será que simplesmente havia resolvido largar tudo por um motivo particular?

E como na blogosfera há muitos jornalistas, o mistério chegou à mídia de massa. E aí o blog abandonado explodiu em audiência. Passou de cult para mania. Até uma investigação policial foi iniciada, mas nem o provedor que hospedava pôde ajudar.

Chegou ao ponto de um hacker postar alguns textos como se fosse o autor, mas era fácil perceber a diferença de estilo. O dublê foi preso por falsidade ideológica e investigado por uma possível conspiração para assassinato.

Uma grande editora ofereceu uma quantia indecente na tentativa de resgatar o verdadeiro autor e editar uma obra de sucesso garantido. Ninguém apareceu, e aí cogitou-se a possibilidade de ser algum escritor famoso criando livre de amarras protegido pelo anonimato.

Aos poucos o delírio popular saturou e o blog passou ao seu lugar de direito na sarjeta do esquecimento. Alguém coerente comentou, lá, que na época em que a obra se tornar domínio público, o neto de algum cineasta famoso hoje vai transformar em filme. Agora, o que seria mais interessante para um enredo: o conteúdo do blog ou aquilo que se cogitou sobre o misterioso blogueiro?

:: 04.08.2008 ::

44 comentários:

Anônimo disse...

e aí, qualé o endereço do blog mano...

Anônimo disse...

naum creditou que nem postou e já tem voyer no pedaço, hein peruzinho!!!! kkkk

Anônimo disse...

Vouyer paulista?! Uau!

Se eu fosse cineasta apostava na busca pelo blogueiro enxertando os melhores posts, ou os que poderiam dar uma pista para esta busca.

E você está me devendo o palpite de alguma coisa, não?

Beijinhos

Anônimo disse...

NÃO! NÃO! NÃO!!!!!!!!!!!
Domínio público é o catzo. Blogueiros não morrem, eles publicam livros, viu?

Sabe, é bom liberar a moderação. Prq para alguns seres, liberar a inveja/mau-humor/falta de sexo, drogas, rock'n roll... por meio de comentários inúteis, é o que lhes põe um sorriso amargo na cara.
Aquele povinho "eu subo e humilho", ou "eu desço e arraso" - já nem sei, tudamesmamerda.

Make their days.

Beijo

Índia Jurema Preta, Bicho véio, Filosofo Fabriciano disse...

Aí Gustavão, não inventa moda heim!

Abraço,
Vitinho

Unknown disse...

Nossa isso parece até uma profecia...
será que planos malévolos andam rondando sua mente??

E quanto a pergunta, tudo depende de quem irá fazer o que... Mas acho que para a posteridade o conteúdo do blog é mais interessante...

iaiá disse...

ultimamente ando pensando em fazer o mesmo...
mas como meus posts tem total falat de qualidade e nem tenho lá audiência....o cadáver ficará insepulto! rs

quanto ao blogueiro era um autor de novela das 8 que deve estar rindo da cara de todo mundo e depois vai fazer filme com patrocínio da globofilmes claro, vai tentar concorrer ao oscar e levar fumo pq não tem criancinha chorando
hahahaha
e vc não nos abandone!
bjs

Flávia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camilla disse...

Cara, amei esse texto!!
Total imaginei o filme agora... A Globo vai querer fazer novela e tudo...haha

Beijos!!

Anônimo disse...

Peruzinho ou Peruzão...
O meu amigo é Gustavinho e Gustavão!!!! ;))

Anônimo disse...

Isso tá me cheirando a armação.
E cara, vc não precisa disso.

Anônimo disse...

Enquanto o gustavão não aparece vai uma informação de utilidade pública aqui:

Atenção!!! NOVO GOLPE!!!

Muito cuidado ao parar nos semáforos que têm aqueles malabaristas com fogo. Enquanto o motorista está assistindo ao show, um outro malabarista vem por trás do carro e arremessa um coquetel molotov no capô. Com o carro em chamas, o motorista sai correndo desesperado, e nesse momento, vem um terceiro malabarista, joga um chimpanzé adestrado dentro do seu carro, vestido com uma roupa antichamas desenvolvida pela NASA para a Guerra do Golfo e alimentado com Damascos Gigantes da Nova Guiné.

Esse macaquinho rouba o som e o que mais tiver dentro do automóvel. Depois disso, dois falcões peruanos de caça ficam dando rasante sobre a cabeça do motorista, distraindo sua atenção. Nisso, aparecem ursos panda num patinete motorizado verde musgo, da marca Yamaha, e todos fogem cantando "Poeira" da Ivete Sangalo rumo a outro semáforo.

Aconteceu com o primo do cunhado da irmã da tia de um cara que come a namorada do primo de um amigo meu, que conheceu um dia na fila do cachorro-quente da Telepar na Manoel Ribas na volta de uma balada. E o próximo pode ser VOCÊ!

Anônimo disse...

Mil desculpas sobre o mal uso do termo 'perverso', rssss. Às vezes não meço as minhas palavras. Todos carregamos um tanto de perversão (ainda bem!).

Quanto à morte do blogueiro, isso dá um best seller!

Anônimo disse...

Depois de lendas urbanas a moda agora são lendas internéticas...rs
O melhor é que de tudo se faz motivo pra escrever, e que as letras saiam por ai, dançando em papel e monitores... abração

Sujeito Oculto disse...

Estou lendo meu futuro?

Anônimo disse...

Hummm... Você não vai querer que a gente faça um post
"in memorian", né?

Beijinhos...

Tatah Marley's Confissões disse...

muito interessante!
Qual eh o endereço do blog!?

e quando disse funk, me refiro nao só a james brown, mais tbm aos de hoje em dia.. kkkkkkkkkk
que embora não tenham nenhuma letra, tem uma batida mto boa, vamos combinar né?
shaushuiasahushauisa
beeeijo
adorei o post!
;*

Índia Jurema Preta, Bicho véio, Filosofo Fabriciano disse...

Batida boa de funk é punheta!

Anônimo disse...

Ouvi falar que amanhã ou quinta começa uma nova série. Será possível?

. fina flor . disse...

o que se cogitou, com certeza.... agora, se a história é real, faltou o endereço do dito cujo.

beijos e valeu a visita

MM.

iaiá disse...

afff o blogueiro virou fantasma e o chico xavier tá psicografando na net...
só me faltava essa....

Anônimo disse...

Eu, que freqüento, religiosamente, um centro espírita, às terças, recebi um comunicado que talvez possa ajudar a elucidar o mistério:

- Uma alma desercarnada, que se apresentou como Gustavinho, mandou dizer que está muito bem e que de lá, para onde foi, não volta jamais!!! Pediu para avisar que, como lhe diziam as cartomantes, já virou celebridade, por conta da boa impressão que o seu 'Gustavão' anda causando na galerinha - apelido que pelo qual era conhecido aqui na terra, antes de desercarnar dessa terra de perversão...

A minha única dúvida é que eu nunca soube que o meu Gustavinho acreditava que dessa ele iria para um tal de paraíso onde lhe esperavam mais de mil mocinhas para desejar-lhe as boas vindas...

Mais um mistério, é fato, mas talvez ajude a elucidar o causo...

;))

Índia Jurema Preta, Bicho véio, Filosofo Fabriciano disse...

Caro médium,

Em seus contatos com a entidade Gustavinho, por favor pergunte qual a trilha sonora do lugar onde ele está.

Avisa também que o Lumbriga (macumbaforte.blogspot.com) vai fazer uma gira e bater cabeça. Se quiser é só aparecer lá pelo terreiro pra tomar uma pinga, fumar charuto, "bong" e azarar as pombinhas-gira.

Keep rocking...

´n Roll.

Vitinho

Anônimo disse...

aiai.Colocou Chico Xavier no meio, pra mim, perdeu a graça total.

Ridículo.

Anônimo disse...

Queridos:

Melhor colocar o Chico no meio do que colocar no meio do Chico. Mesmo que seja espiritualmente. Alías, em nossa vida terrena mundana, nunca tive nada contra colocar no meio do chico.

Anônimo disse...

Duro é lavar o lençol depois

Anônimo disse...

É o seguinte:

Veio uma tal de assombração puxar o meu pé... fico a imaginar a razão... então, vim aqui, para contar o que uma voz do além não pára de perguntar: peruzinho é sinônimo do que, me pergunta insistentemente a voz...

Respondo:

Peruzinho é sinônimo de carinho, não tem nada a ver com qualquer zinho que o valha.

Vamos ver se o além se acalma agora!!! Nós, do entre-além, nã estamos aqui para manchar a re-putação póstuma de ninguém!!!

Anônimo disse...

re-PUTAÇÃO ficou bom demais

Alessandra Castro disse...

Má afinal de contas: OQUE HOUVE ???????????

Abdução...Soh pode.

Anônimo disse...

Bom, uma vez que ele "está muito bem, obrigado", ele podia mandar algumas coisas psicografadas.
E uma vez que virou Gustavinho, estou quase apostando que também está bem mimadinho. Deve ter tempo de sobra para isso.

beijinhos, per... queridinho.

Anônimo disse...

Homenagem póstuma ao blogeiro desaparecido

Peruzinho ou Peruzão?
Deixa dickson!!!!
Tamanho não é documento,
Disso sabe até um jumento!
Encaixe que é bom,
Sua Perua
Seu Peruzão
De mãos dadas,
A-joelhadas,
Rezar gluglu!

PS: blogeiro, com dois Gs, um grandão e um pequenininho, em homenagem ao Gustavinho e ao Gustavão, um bloggeiro de montão!

PS 2: isso nada teve a ver com pequenas proporções... há quem descenda do mundo dos Gigantes, decaídos e ressuscitados por essas bandas de cá

Anônimo disse...

Que troço estranho que viroui isso aqui...

iaiá disse...

gustavinho é o fantasminha camarada????
chico rindo aos montes..

Anônimo disse...

O Gaspunzinho é o fantasminha camarada, sumido que só ele, primo do Gasparzinho- saiu recentemente no Caceta&Planeta, não assistem noticiário, hein!!!

Já disse, peru, peruzinho e peruzão são aves, afff!!!!!

Anônimo disse...

Tá demorando essa ressurreição...

Anônimo disse...

pô, Gustavo, que saco isso.
Em nome dos seus leitores fiéis, escreve alguma coisa, PORRA!!!!!!!!!!!!!
HAHHAAHHAA

Anônimo disse...

Recebi uma mensagem que diz que entre sábado e domingo alguma coisa acontecerá. Uma ressurreição perversa talvez. Mas preparem-se porque as notícias são bombásticas.

ENTRE SÁBADO E DOMINGO, alguma coisa acontecerá com o MCP

E jamais esqueça que Deus te ama infinitamente.

Psicografado por M.C.P.

Anônimo disse...

Salve Gustavão!
Quem é Gustavinho?
Sou do tempo em que este blgo tinha 3 ou 4 comentários (quando muito)...
Passo um tempo fora e quando volto sucesso total! Bombando!
E eu perdi o fio de ariadne... até o Chico Xavier tá aí...
Que loucura!
Viva Raul!
Toca Raul!
Abrax Generalis, Z. Bildoati

Bem Resolvida disse...

caraleo manda o link desse blog!!!!

:P

Erik disse...

Eu sou novo por aqui, mas deixa eu ver se entendi.
O link do tal blog do blogueiro morto ou desaparecido seria http://minicontosperversos.blogspot.com ??rsrs
Mas tenho a impressão de ter lido esse argumento em algum outro lugar... parece uma versão cibernética do Saramago...rsrsrsrs
Esse tal de Gustavo é inteligente! Parabéns!!!

Van disse...

O tataraneto do Felinni ia adorar filmar isso.
Beijucas

Toninho Moura disse...

Juntando tudo e espremendo, se o conteúdo der um filme, é um pusta blog!
Braços!

Gustavo Martins disse...

Bem, tratou-se de uma experiência orwelliana (coloquem no google orson wells e invasão da terra) em forma de conto. Mas demos com os burros n'água porque (i) temos muita ansiedade por postar coisas novas; (ii) os leitores e as perversettes iam abandonar o blog de vez ao invés de lamentarem o fim do blogueiro; (iii) nesta época das olimpíadas todo mundo precisa de umas notícias mais interessantes para adoçar a vida.

E aos que perguntaram o endereço: ah, fica fácil de achar nos dez milhões de blogs que deve haver por aí; não recomendamos os iraquianos, afegãos e palestinos.

Anônimo disse...

Tô pensando em fazer algo parecido.
Criei o blog pra poder escrever meus pensamentos e nem pensei que poderia atrair pessoas e fazer amizades virtuais.

Agora acho que esgotei o que tinha pra escrever e fico angustiada quando não tenho assunto.

Vc tem alguma solução para o meu problema?
bjs